Evolução da moda.

Padrão
  • Conheça um pouco mais sobre MODA :

Moda é a tendência de consumo da atualidade. A moda é  composta  de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários, aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e, sobretudo de se vestir ou pentear.

   A moda é uma espécie de retrato da comunidade. É uma linguagem não verbal com significado de diferenciado.

   Para criar estilo, os figurinistas utilizavam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.

Começando pela virada do século XIX, vamos mostrar a evolução da moda ao longo do tempo.

A virada do século :

Paul Poiret realizou roupas que mudaram a silhueta feminina e a história da moda. Em 1906, um vestido marcou a nova silhueta não mais apertada, espremida pelas mulheres desse incômodo acessório. (Pollini,2007)

 

  • A moda na década de 20 :

Nessa época, a moda já estava livre dos espartilhos do século XIX.Saias já mostram mais as pernas e o colo.Na maquiagem, a tendência era o batom.A boca era carmim, em forma de coração.A maquiagem era forte nos olhos, as sobrancelhas eram tiradas e o risco pintado a lápis.

  • Década de 30:

Após os “loucos anos vida”, a década seguinte.

(30) vê os vestidos voltarem aos calcanhares, os decotes diminuírem e os sapatos e os sapatos quase se tornarem “botinhas” de 1900.

Os homens ganharam ternos desestruturados, normalmente de linho de ombros estreitos e calças mais curta e mais justa.

  • Década de 40 :

Com a segunda guerra mundial(1939-1945)o guarda-roupa, tanto masculino quanto feminino, ganha forma e cores militares: o bege e o verde-musgo: Carmem Miranda  lança a moda das plataformas e arrebatas adeptas em todo o mundo.

  • Década de 50 :

    Época em que as saias são amplas, em godê guarda-chuva ou balonê revivendo um pouco da época das crinolinas. O bolerinho volta a ser usado, bem como o redingote.

    Na moda masculina, as tendências são os topetes, as calças com prega a ponta afilada.

  • Década de 60:

Em relação à elegância, essa década foi marcada pelo uso do scarpin, algumas vezes com o salto carretel, e o “tubinho” de corte preto, clássico legado de madame Chanel, comprimento acima do joelho.

        Os homens usaram (pouco)o terno bem cortado, de modelagem definida, mas sem exageros e (muito) a calça jeans. E a camiseta os topetes continuaram em alta.

    No viés “rebelde” ou “revolucionário” vivemos o movimento HIPPIE.

    A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre muito marcados.  Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos. As perucas também estavam na moda, tinha diversas tonalidades e modelos, eram produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.

  • Década de 70 :

Nessa época, o movimento HIPPIE, passou a ser “mais uma tendência”, nas batinhas indianas, tecidos florais ( a chita ) e bijuterias artesanais. Usou-se a “boca de sino”e a “pata de elefante” que eram calças com as pernas muito largas, e o tropicalismo trouxe de volta as plataformas  e os turbantes e o roxo, com laranja e o verde com o roxo.

  • Década de 80 :

Os anos de 80 e 90 constituírem-se num “revival” de várias épocas passadas: o vestido de noiva de Lady Biana. Cujo casamento foi assistido ao vivo,via Satélite, por milhões de pessoas ao redor do mundo, foi um “lançamento oficial” do estilo chamado de “New Romantic” o qual usou e abusou dos babados, laços, fitas e rendas.

    Os filmes A volta para o futuro de 1985 e Dirty, Daneing-ritmo quente de 1987 traziam de volta o glamour dos anos 50. Estes  filmes alavancaram a volta das saias godê guarda-chuva e balonê do tafetá e do crepe de seda. Além dos famosos bolerinhos(espécie de casaquinhos curtos, em geral com meia manga, ou manga três quartos).

  • Da década de 90 até atualmente :

  • Com a chgada do século XXI …

Postado por: Joana Darci.
Anúncios

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s