Juá: um lugar onde todos cuidam de todos!

Padrão

Hoje me bateu uma vontade de falar do lugar mais bonito do mundo: Juá- Irauçuba, CE. Quem vem acompanhado o blog já deve ter nos visto mencionar várias vezes nossa querida “Juá City”, tá na hora de vocês à conhecerem melhor!

Roubamos uma breve descrição sobre o Juá do site do IOPontes. Veja a baixo:

“Com uma população de aproximadamente 6 mil habitantes, o Juá é um dos quatro distritos que integram o município de Irauçuba, ao norte do sertão cearense. A distância do Juá à capital do estado, Fortaleza, é de 175 km e seu acesso rodoviário se dá pela BR 222. Da sede do município de Irauçuba até o Juá o percurso é feito por uma estrada de terra de 24 km.

Embora seja um distrito, o Juá dispõe de abastecimento de água, energia elétrica, escolas do ensino fundamental e médio, posto de saúde, uma delegacia policial, uma agência de correio, uma delegacia sindical de trabalhadores rurais, uma igreja católica e duas evangélicas.

Apesar da vegetação predominantemente de caatinga, do clima semi-árido e de fatores políticos e econômicos limitarem a qualidade de vida no campo, é da atividade rural que grande parte das famílias do Juá ainda sobrevive. Somam-se a esta a costura, marcenaria, serviços de pedreiro e domésticos.

A despeito de sua história marcada pela resistência de homens e mulheres a condições difíceis, o Juá, terra do açude São Gabriel, é também conhecido por suas festas tradicionais – como a Fernando Nunes (promovida há mais de 50 anos) e a da padroeira Nossa Senhora da Conceição, que acontece durante todo o mês de maio. O lugar é ainda o berço de grandes artistas da literatura de cordel, artesanato, teatro popular e rabeca.”

Moro aqui desde que nasci e me orgulho do meu lugar, vou a Fortaleza frequentemente e, por mais que a capital seja linda,  não trocaria meu interiorzinho por ela… Quer saber porque? Veja você mesmo:

“O lugar onde todos cuidam de todos.” Roberto Curi Hallal sobre Juá.

Anúncios

»

  1. Mais uma vez parabens gente.Tenho fortes raizes no Juá sou do tempo do grande benemerito jesuino Pinto, da radiador do Zé benigino, do café a boca da noite da Tia Dandoza esposa do seu Franciné, sou do tempo do gerador de energia ligado toda noite pelo Joaquim Patrcio, da loja de tecido da dona Marinete do seu Osvaldo fui aluno da professora Mariana, Alcineia e vi muitas vezes o mestre vino tratar o peixe pescado no açude ah que saudade.

    • Mais uma vez obrigado! De certo que o Juá sente a falta do senhor! Conhece nossa terra da forma que , jovens com nós, não tiveram o privilégio! Tens muito a falar!
      Nos sentimos honrados pela sua atenção, esperamos que continue a visitar nosso blog e nossa cidade! Se te interessas saber mais sobre essa terra tão bonitas, o nosso Grupo de Adolescentes também tem um blog só sobre nossa cultura local! Chama-se Contamos Cá Histórias do Meu Juá, é só clicar nesse link → http://culturadojua.wordpress.com

      Abraços de toda a equipe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s